MINUTO DO ESPECIALISTA

curpage

PhyMED participa ativamente do processo de implantação no Rio Grande do Sul de material que auxilia no diagnóstico de tumores de próstata e neuroendócrinos

Data Publicação: 2018-11-21 10:02:00

Uma importante ferramenta no diagnóstico de tumores neuroendócrinos e em casos de recidiva tumoral de próstata chegou ao Rio Grande do Sul neste ano. Após adequações técnicas, um processo extenso de implantação, análise de de material e de segurança e adaptação do equipamento e da estrutura física e viabilidade, em maio, a PhyMED realizou os primeiros procedimentos com o radioisótopo Gálio-68 no Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, pioneiro no estado a utilizar essa tecnologia.

O Gálio-68 é um material radioativo utilizado para exames que utilizam a tecnologia PET/CT, que se caracteriza pelo PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) acoplado a uma CT (Tomografia Computadorizada). Esses exames têm como principal objetivo identificar o funcionamento do corpo em nível molecular. No Brasil, o Gálio-68 vem sendo quimicamente ligado a dois elementos. Um deles é o PSMA, que é um fármaco específico para o diagnóstico do recidiva bioquímica tumoral de próstata - ou seja, quando o paciente já fez o tratamento mas ainda possui dosagem hormonal condizente ainda com a recidiva do carcinoma. Com o PSMA, é possível identificar se há lesões em processos extremamente iniciais e identificar se essas lesões podem ser recidivas do processo tumoral da próstata em outros órgãos.

O outro fármaco utilizado para marcar o Gálio-68 é o DOTA-TOC, utilizado para diagnóstico de tumores neuroendócrinos. O elemento possui uma especificidade muito alta para esse tipo de lesão e vem sendo oferecido tanto em diagnóstico primário quanto na pesquisa de metástase desses tipos de tumores.

A chegada dessa tecnologia ao Rio Grande do Sul é muito importante pois, agora, os pacientes da Região Sul contam com um método de diagnóstico que tem grande sensibilidade e especificidade para tumores e lesões que, até então, só havia no Centro do País. O exame pode identificar a lesão e suas metástases e avaliar a eficácia ou não do tratamento ao qual o paciente é submetido, fazendo adaptações na conduta clínica e possibilitando uma adequação para um tratamento mais eficiente.

O Gálio-68 também é um diferencial importante para o médico, principalmente para cirurgiões, urologistas e proctologistas. Muitas vezes, os pacientes passam por um tratamento agressivo e com métodos que não possuem uma fácil avaliação em relação à eficiência - algo que essa tecnologia permite. Participar da implementação dessa tecnologia no Hospital Moinhos de Vento comprova que a PhyMED tem seguido seu legado de pioneirismo.

Quer saber mais sobre o universo da Física Médica? Acompanhe as nossas próximas publicações! Somos um grupo de Físicos Médicos comprometidos em difundir informação de qualidade sobre esta área, e criamos este espaço para nos aproximarmos cada vez mais dos nossos parceiros e clientes.