MINUTO DO ESPECIALISTA

curpage

Físico Médico da PhyMED destaca relevância dos temas abordados no Congresso Brasileiro de Física Médica

Data Publicação: 2018-09-14 15:41:00

Profissionais da PhyMED Rogério Fachel de Medeiros, Alessandro André Mazzola, Ilo de Souza Baptista e Marcus Vinicius Bortolotto foram palestrantes do evento.

A 23º edição do Congresso Brasileiro de Física Médica aconteceu entre os dias 5 e 8 desse mês, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. No primeiro dia, o congresso contou com minicursos, onde foram abordados temas nas três áreas principais da Física Médica: Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear e Radioterapia.

O Radiodiagnóstico abordou o Controle de Qualidade em Ultrassonografia, Análise e Otimização da Qualidade da Imagem Digital, Hands-on Controle de Qualidade em Monitores de Diagnóstico Médico, Controle de Qualidade em Radiologia Intervencionista (Fluoroscopia) – Prática e Dosimetria em Tomografia Computadorizada na Prática.

Na Medicina Nuclear, aconteceram dois cursos específicos: Dosimetria Interna Ocupacional em Medicina Nuclear e Garantia da Qualidade em Medicina Nuclear - Recomendações Nacionais e Internacionais. Na Radioterapia, foi apresentado o Curso básico de Braquiterapia ginecológica e Dosimetria com flattening filter free beams – FFF e Introdução a PRIMO. Esses cursos foram ministrados em diferentes instituições de saúde de Porto Alegre e Universidades e, contou com excelentes profissionais na organização e condução das aulas.

Aulas teóricas e práticas foram conduzidas com excelência pelos professores, o que possibilitou aos participantes um aprimoramento nas habilidades e competências de cada eixo ministrado.

Nos dias que antecederam o Congresso (03 e 04), ocorreu, nas dependências da Escola de Ciências da PUCRS, o Workshop da ABFM sobre a Certificação de Especialista nas diferentes áreas. Estavam presentes Professores das Residências, Coordenadores dos Cursos de Graduação, Diretoria da ABFM, Coordenadores da Prova de Certificação, Professores/Profissionais das Diferentes Áreas e Representantes Discentes. De forma geral, foi discutido amplamente o processo de certificação da ABFM com o objetivo de aprimorar o processo atual e alinhamento com as certificações internacionais.

Da mesma forma, o programa científico do Congresso apresentou temas de grande relevância em todas as áreas. A sessão científica proporcionou um ambiente de atualização e aprimoramento contando com pesquisadores internacionais e nacionais, profissionais de diferentes áreas, alunos de graduação e pós-graduação.

Participantes da América Latina estavam presentes o que demonstra o posicionamento do Brasil no desenvolvimento da Física Médica. Importante ressaltar também o desempenho do Comitê Organizador: o cuidado com o bem-estar de todos os participantes e a atenção em tornar Congresso um ambiente propício para aprendizagem e atualização, pode-se enxergar na prática.

Por fim, ficou evidenciado o sucesso do Congresso como sendo um dos principais da América Latina.  No próximo ano será em Santos (SP), e teremos novos desafios e assuntos de extrema importância para o nosso desenvolvimento e desenvolvimento da Física Médica. Que venha o próximo Congresso!